segunda-feira, 13 de junho de 2016

EMABS PROMOVE OFICINA DE XADREZ E JOGOS VARIADOS COM O INTUITO DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO DOS ALUNOS


Apresentação

O xadrez é a representação de uma batalha entre dois reis ajudados pelos seus exércitos e súbditos. Para jogar, é preciso apenas um conjunto de peças, um tabuleiro e muita a imaginação. Segundo a federação internacional de xadrez, existem atualmente cerca de 500 milhões de pessoas que jogam xadrez. É o segundo desporto mais praticado do mundo, sendo apenas superado pelo futebol.

Benefícios

Durante uma partida os jogadores necessitam de pensar em muitas jogadas e avaliá-las para encontrarem a melhor, tendo que imaginar a posição das peças algumas jogadas mais à frente. Nas crianças, o xadrez pode melhorar a sua concentração, paciência e persistência e pode desenvolver a criatividade, a intuição, a memória, bem como competências ao nível da análise e da tomada de decisão. Também ensina a determinação, a motivação e o desportivismo.

É um jogo acessível a todos, contribuindo para a integração social das pessoas, o combate à discriminação, a redução dos índices de criminalidade e até mesmo a luta contra diversas dependências. Por todos estes motivos o parlamento europeu aprovou em março de 2012 a implementação do xadrez nas escolas públicas da união europeia.

História

Diz-se que o xadrez tem 1600 anos e foi inventado na Índia pelo professor de um príncipe. Criou o jogo para o seu aluno perceber que um rei não vale nada sem a ajuda dos seus súditos. O príncipe gostou tanto do jogo que disse ao seu professor para escolher uma recompensa. Como prêmio o homem pediu um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois pela segunda, quatro pela terceira, sempre duplicando o número de grãos por cada casa. Parecia um pedido modesto, mas quando se chega à sexagésima quarta casa do tabuleiro o número de grãos será 18.446.744.073.709.551.616. Tal quantidade de trigo não existia em toda a Índia. Admirado com a inteligência do professor, o príncipe convidou-o para ser seu conselheiro para sempre.


Regras

O xadrez é jogado entre dois adversários, que movimentam as peças num tabuleiro quadrado formado por 64 casas iguais que alternam entre brancas e negras. O tabuleiro é colocado de modo à casa branca ficar à direita de cada jogador. O jogador das peças brancas começa a partida. Ganha a partida o jogador que atacar o rei adversário, de modo que ele não consiga fugir. Nesta situação diz- se que o rei está em "xeque-mate".

Posição Inicial das Peças

São 16 peças brancas e 16 peças negras

Movimento das Peças

·        Rei - O rei move-se indo para qualquer casa à sua volta, na horizontal, vertical, ou diagonal. Pode avançar ou recuar.
·        Dama - A dama movimenta-se para qualquer casa ao longo da coluna, linha ou diagonal que ocupa. Pode avançar ou recuar.
·        Torre - A torre movimenta-se para qualquer casa ao longo da coluna ou linha que ocupa. Pode avançar ou recuar.
·        Bispo - O bispo move-se para qualquer casa ao longo da diagonal que ocupa. Pode avançar ou recuar.
·        Cavalo - O cavalo é a única peça que pode saltar por cima das outras. Move-se de uma maneira especial, sempre em “ L “. Pode avançar ou recuar.
·        Peão - O peão avança para uma casa vazia, imediatamente à sua frente na mesma coluna. Na sua primeira jogada, pode avançar duas casas na mesma coluna se elas estiverem vazias. Não pode recuar. Ao chegar à última linha, um peão é promovido, e deve ser trocado, por uma dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor.

Objetivo do jogo

Xeque – mate - Atacar o rei do adversário de forma que ele não possa fugir.

Fonte: Jorge Gomes / Abril 2012



A oficina de xadrez e outros jogos na Escola "Alzira Borges Souto", ocorre nas terças e quintas-feiras, das 13H às 14 horas, na sala 03. Qualquer dúvida procurar os monitores Gabriel e Gustavo Blessing (5º ano), psicólogo Henrique ou a direção da escola.










Venha você também participar desta oficina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário