EMABS PROMOVE OFICINA DE XADREZ E JOGOS VARIADOS COM O INTUITO DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO DOS ALUNOS
Apresentação
O
xadrez é a representação de uma batalha entre dois reis ajudados pelos seus
exércitos e súbditos. Para jogar, é preciso apenas um conjunto de peças, um
tabuleiro e muita a imaginação. Segundo a federação internacional de xadrez,
existem atualmente cerca de 500 milhões de pessoas que jogam xadrez. É o
segundo desporto mais praticado do mundo, sendo apenas superado pelo futebol.
Benefícios
Durante
uma partida os jogadores necessitam de pensar em muitas jogadas e avaliá-las
para encontrarem a melhor, tendo que imaginar a posição das peças algumas
jogadas mais à frente. Nas crianças, o xadrez pode melhorar a sua concentração,
paciência e persistência e pode desenvolver a criatividade, a intuição, a
memória, bem como competências ao nível da análise e da tomada de decisão.
Também ensina a determinação, a motivação e o desportivismo.
É
um jogo acessível a todos, contribuindo para a integração social das pessoas, o
combate à discriminação, a redução dos índices de criminalidade e até mesmo a
luta contra diversas dependências. Por todos estes motivos o parlamento europeu
aprovou em março de 2012 a implementação do xadrez nas escolas públicas da
união europeia.
História
Diz-se
que o xadrez tem 1600 anos e foi inventado na Índia pelo professor de um
príncipe. Criou o jogo para o seu aluno perceber que um rei não vale nada sem a
ajuda dos seus súditos. O príncipe gostou tanto do jogo que disse ao seu
professor para escolher uma recompensa. Como prêmio o homem pediu um grão de
trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois pela segunda, quatro pela terceira,
sempre duplicando o número de grãos por cada casa. Parecia um pedido modesto,
mas quando se chega à sexagésima quarta casa do tabuleiro o número de grãos
será 18.446.744.073.709.551.616. Tal quantidade de trigo não existia em toda a
Índia. Admirado com a inteligência do professor, o príncipe convidou-o para ser
seu conselheiro para sempre.
Regras
O
xadrez é jogado entre dois adversários, que movimentam as peças num tabuleiro
quadrado formado por 64 casas iguais que alternam entre brancas e negras. O
tabuleiro é colocado de modo à casa branca ficar à direita de cada jogador.
O jogador das peças brancas começa a partida. Ganha a partida o jogador que
atacar o rei adversário, de modo que ele não consiga fugir. Nesta situação diz-
se que o rei está em "xeque-mate".
Posição Inicial das Peças
São
16 peças brancas e 16 peças negras
Movimento das Peças
·
Rei - O rei move-se indo para
qualquer casa à sua volta, na horizontal, vertical, ou diagonal. Pode avançar
ou recuar.
·
Dama - A dama movimenta-se para
qualquer casa ao longo da coluna, linha ou diagonal que ocupa. Pode avançar ou
recuar.
·
Torre - A torre movimenta-se para
qualquer casa ao longo da coluna ou linha que ocupa. Pode avançar ou recuar.
·
Bispo - O bispo move-se para qualquer
casa ao longo da diagonal que ocupa. Pode avançar ou recuar.
·
Cavalo - O cavalo é a única peça que
pode saltar por cima das outras. Move-se de uma maneira especial, sempre em “ L
“. Pode avançar ou recuar.
·
Peão - O peão avança para uma casa
vazia, imediatamente à sua frente na mesma coluna. Na sua primeira jogada, pode
avançar duas casas na mesma coluna se elas estiverem vazias. Não pode recuar. Ao
chegar à última linha, um peão é promovido, e deve ser trocado, por uma dama,
torre, bispo, ou cavalo da mesma cor.
Objetivo do jogo
Xeque
– mate - Atacar o rei do adversário de forma que ele não possa fugir.
Fonte: Jorge Gomes / Abril 2012
A oficina de xadrez e outros jogos na Escola "Alzira
Borges Souto", ocorre nas terças e
quintas-feiras, das 13H às 14 horas, na sala 03. Qualquer
dúvida procurar os monitores Gabriel e Gustavo Blessing (5º ano), psicólogo
Henrique ou a direção da escola.
Venha você também participar desta oficina!
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